Segunda à Sexta-Feira das 07h30 às 17h

História

CISNORPI - Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro

Em 17 de novembro de 1994, com a iniciativa do Prefeito do município de Carlópolis e Presidente da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro – AMUNORPI Dr. Isaac Tavares da Silva o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro - CISNORPI, foi constituído com ação municipal e exercido institucionalmente no âmbito do SUS, uma forma de resolução dos problemas evitando à sobrecarga dos municípios nos atendimentos a saúde, sociedade civil sem fins lucrativos o CISNORPI é composto por 22 Municípios que integram a 19ª Regional de Saúde, com sede em Jacarezinho.

No ano seguinte em 17 de agosto de 1995, foi instituída uma Comissão Provisória para a implementação das atividades no CISNORPI no período presidido pelo Prefeito de Jacarezinho Dr. Emmanuel Gonçalves Vieira e Coordenado pelo Odontólogo Dr. Antonio Carlos Setti.

Em 1996 a comissão deu prosseguimento aos atos de constituição do CISNORPI, sendo seu principal marco o Termo de Adesão ao Sistema Único de Saúde, através da Secretaria de Estado da Saúde/Instituto de Saúde do Paraná e com interveniência do Ministério da Saúde, com vistas a continuidade da implementação do Sistema Único de Saúde, com essa adesão o Consórcio através do Centro Regional de Especialidades – CRE passou a ofertas serviços especializados para a região compreendida aos municípios Consorciados.

Em 17 de janeiro de 1997, em reunião realizada na AMUNORPI foi eleita à primeira Diretoria do CISNORPI para o biênio 97/98, que foi composta pelos Prefeitos de Jacarezinho: Mário Clóvis Gaspar – Diretor Presidente; Guapirama: Dr. Sérgio Chaek – Diretor Vice-Presidente e Joaquim Tavora: Tarcizo Messias dos Santos – Diretor Secretário.

A partir disso, o CISNORPI busca cada vez mais ferramentas que possam agregar serviços, melhorias e mais qualidades nas atividades que desempenha vista disso, em 2004 em consonância a Portaria 818/2000 do Ministério da Saúde implantou a Clinica de Reabilitação e Fisioterapia, sendo as instalações na sede do Consórcio, em 2006 em convênio com Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FAEFIJA), atualmente Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP) a clínica passou a ter suas atividades coligadas à grade curricular do curso de Fisioterapia.

No ano de 2004, também foi instituído o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I, onde atende pacientes que sofrem de transtornos mentais, no mesmo ano, foi lançado o Centro Regional de Especialidades Odontológicas – CREO, sendo frente de atuação ao Programa Brasil Sorridente.

Em 2005 um novo Convênio entre o CISNORPI e a Secretaria de Estado de Saúde/Instituto de Saúde do Paraná foi consolidado, na ocasião para o gerenciamento administrativo do Hospital Regional do Norte Pioneiro, localizado no município de Santo Antonio da Platina.

Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde/Fundo Estadual de Saúde, em 2010 firmou-se um convênio para operacionalização e a implementação da assistência ambulatorial de média e alta complexidade e auxilio na manutenção do Programa Linha Saúde, o qual propiciava o auxilio do custeio de 02 microônibus cedidos ao CISNORPI.

No ano de 2011 implantou o Protocolo de Intenções considerando a necessidade de adequação do CISNORPI aos preceitos da Lei Federal 11.107, de 06 de abril de 2005, regulamentada pelo Decreto 6.017, de 17 de janeiro de 2007, que dispõem sobre normas gerais de contratação de Consórcios Públicos passando a ser constituído sob a forma Consórcio Público, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins econômicos, onde passou a ser denominado de CONSÓRCIO PÚBLICO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DO NORTE PIONEIRO.

Outro marco importante para o Consórcio ocorreu em 2012 com o Programa Estadual de Apoio aos Consórcios Intermunicipais de Saúde - COMSUS que veio com o objetivo de alinhar o modelo de atenção dos Consórcios de acordo com as redes prioritárias: Rede Mãe Paranaense, Rede de Urgência e Emergência, Rede de Atenção à Saúde do Idoso, Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência e Rede de Atenção à Saúde Mental.

Em 2016, o Consórcio implantou o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga - CAPS AD, onde são realizados atendimentos aos dependentes de álcool e drogas dentro das diretrizes determinadas pelo Ministério da Saúde, visando um tratamento adequado com qualidade e buscando a reinserção social.

Uma nova proposta de parceria com a Universidade Estadual do Norte Pioneiro - UENP surgiu em 2017 com a criação do curso de graduação em Odontologia, o CISNORPI passou a ser referencia de Estágio para os alunos que acompanham os atendimentos das especialidades ofertadas no Centro Regional de Especialidades Odontológicas.