Segunda à Sexta-Feira das 07h30 às 17h

CAPS realiza oficina do Janeiro Branco

 

Publicado em: 09/02/2024 17:11 | Fonte/Agência: http://www.blogdomarcosjunior.com.br/2024/01/caps-realiza-oficina-do-janeiro-branco.html | Autor: Blog Macos Jr

Whatsapp

 

 

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) em Jacarezinho realizou na última semana a primeira oficina de 2024. Com o tema ‘A primeira meta do ano é cuidar da Saúde Mental’ foi levado ao grupo de Psicoeducação e emoções o assunto dentro do Janeiro Branco.

O CAPS realiza o atendimento de mais de 400 pacientes dos 22 municípios pertencentes ao Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI). O Projeto foi instituído em 2004 e atualmente são desenvolvidas oficinas terapêuticas como: “Cuidando do cuidador”, “atividade física”, “horta e jardinagem”, “pedagogia”, “artesanato” e “expressiva” que auxiliam no cotidiano dos pacientes.

 

O mês é dedicado para os cuidados a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, incluindo os sofrimentos mentais mais comuns, como depressão, ansiedade e pânico. A pasta reforça a importância do debate sobre o tema dando visibilidade à rede de apoio mantida no Paraná para as pessoas que necessitam de atendimento especializado.

 

Desde a sua idealização, em 2014, a campanha nacional Janeiro Branco enfatiza ações capazes de promover saúde mental, como políticas públicas específicas para essa área e condições sociais dignas de existência; práticas de exercícios físicos; autoconhecimento; qualidade de vida; contato com a natureza; autonomia; sentidos próprios de vida, entre outros fatores que possam trazer bem-estar.