A Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência é uma das maiores prerrogativas do SUS que é garantir o acesso do usuário na atenção à saúde em tempo adequado. “Visto que até o ano de 2021 os pacientes desta Região aguardavam até 02 anos na fila de espera para receber o aparelho auditivo”, explica o Presidente do CISNORPI e Prefeito de Jacarezinho Marcelo Palhares.
A oferta do serviço pelo CISNORPI iniciou em outubro de 2022, completados 19 meses de atendimento, já foram entregues mais de 900 aparelhos, uma média de 47 aparelhos em cada mês.
A fonoaudióloga Cássia Yamamoto destaca que é nítida a mudança do paciente quando ele chega para o atendimento e após o aparelho ser instalado e ligado. “Percebe a felicidade e o sorriso que ele tem ao ouvir o barulho do ventilador, do próprio sapato. O olho chega a brilhar. Para eles uma grande conquista na qualidade de vida e convívio social”, explica a fonoaudióloga.
Para Ricardo Francisco Romano, 61 anos, de Santo Antônio da Platina “É muito importante podermos ter a oportunidade de receber esse aparelho aqui mesmo em nossa região”. Vale ressaltar que além da Reabilitação Auditiva, o CISNORPI também realiza Reabilitação Física e Reabilitação à Pessoa Estomizada.