Segunda à Sexta-Feira das 07h30 às 17h

Forrest apresenta seu projeto a equipe do CISNORPI

 

Publicado em: 04/02/2020 13:46 | Fonte/Agência: CISNORPI | Autor: CISNORPI

Whatsapp

 

Na última segunda-feira, dia 27 de Janeiro de 2020, na Sede do CISNORPI, a empresa Forrest Innovations, através de seu Engajador Público Sr. Jorge Márcio Pedrosa, apresentou o trabalho que vem sendo aplicado na cidade de Jacarezinho para o combate ao Aedes Aegypti, aonde o “Controle Natural de Vetores” (CNV) é uma solução inovadora desenvolvida pela Forrest para controlar mosquitos vetores de patógenos causadores de doenças de grande impacto para a saúde pública, tais como dengue, febre amarela urbana, chikungunya e Zika. O método é a “Técnica do Inseto Estéril”, cujo princípio é realizar solturas massivas de versões 100% estéreis de mosquitos machos, que irão promover, gradativamente, a redução da população de mosquitos locais.

A Forrest utiliza uma plataforma biotecnológica baseada em três pilares:

(1) o mosquito Aedes aegypti macho estéril não é, e nem envolve o uso de organismos geneticamente modificados, sendo que o processo de esterilização é seguro, eficaz, não deixa resíduos dos componentes no mosquito adulto estéril nem afeta seu fitness;

(2) os mosquitos machos estéreis são produzidos a partir de mosquitos Aedes aegypti coletados na própria região a ser tratada, ou seja, não é introduzida nenhuma cepa nova de mosquitos na área tratada;

(3) o uso de laboratórios móveis, que garantem flexibilidade, rapidez, eficiência e logística necessárias para a produção em massa de mosquitos a serem liberados. Além disso, a solução conta com programas educacionais, extensão comunitária e apoio no monitoramento e alívio de criadouros de mosquitos.

O Diretor Geral do CISNORPI o Sr. Antonio Carlos de Campos, aproveitou a oportunidade para agradecer os responsáveis pelo trabalho desenvolvido na cidade de Jacarezinho, e a inserção do CISNORPI através de seus Colaboradores como multiplicadores de informação sobre o trabalho desenvolvido pela Forrest, destacando ainda: “O trabalho não fica só a cargo da Forrest, mas nós cidadãos temos que estar atentos em nossas residências para acabar com possíveis criadores do Aedes Aegypti, nosso combate deve ser diário!”.

Saiba mais em: http://www.forrestinnovations.com/pt/green-shield/item/218-introduction