Segunda à Sexta-Feira das 07h30 às 17h

Outubro é o mês para lembrar do cuidado com a saúde da mulher

 

Publicado em: 25/10/2018 12:05 | Fonte/Agência: http://www.saude.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=6313&tit=Outubro-e-o-mes-para-lembrar-do-cuidado-com-a-saude-da-mulher | Autor: Materia SESA-PR

Whatsapp

 

O Governo do Estado aproveita a mobilização do Outubro Rosa para chamar atenção da mulher paranaense com a campanha ‘É tempo de garantir qualidade de vida’. No mês dedicado à prevenção do câncer de mama, além do cuidado com a saúde, a secretaria estadual da Saúde também destaca a importância de separar um tempo para o lazer e o bem-estar.

O Outubro Rosa é um movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama que surgiu em 1997 nos Estados Unidos e foi instituído no Paraná por meio da lei nº 16.935/2011. O objetivo da campanha é conscientizar as pessoas em relação à prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce e o tratamento imediato, evitando mortes pela doença.

“É sempre importante ressaltar a necessidade de fazer exames preventivos e, a partir dos 50 anos, a mamografia periodicamente. São exames de fácil acesso e disponíveis gratuitamente na rede pública de saúde. Eles são a única forma de detectar precocemente e, consequentemente, ampliar as chances de cura do câncer de colo do útero e de mama”, enfatiza o secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Nardi.

A mobilização é voltada a todas as mulheres, mas chama a atenção principalmente das mulheres entre 50 e 69 anos. O superintendente de Atenção à Saúde, Juliano Gevaerd, explica que nessa faixa etária o risco de desenvolver o câncer de mama é muito maior. “Esse é o tipo de tumor que mais mata mulheres acima dos 60 anos no país. Por isso, a recomendação é que, quando assintomáticas, elas realizem a mamografia para rastreamento a cada dois anos”, detalha o superintendente .

NÚMEROS – O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que, em 2018, o Paraná registre 3.730 casos de câncer de mama. Até o mês de junho deste ano, o Estado já realizou 170.766 mamografias e 316.093 exames preventivos. Para oferecer os testes, o Paraná conta com 161 mamógrafos distribuídos em todas as 22 Regionais de Saúde, além de aparelhos digitais nas Unidades da Mama instalados nas cidades-sede das macrorregiões: Maringá, Londrina, Cascavel e Curitiba.

Em 2017, o Estado realizou 211.354 exames de mama, sendo apenas 60% (360.862 mamografias) nas mulheres do grupo prioritário, entre 50 a 69 anos. O número de mortes em decorrência da doença alcançou 926 mulheres no Paraná.

O superintende Gevaerd, fala que o rastreamento a cima dos 50 anos pode reduzir em até 45% a mortalidade por câncer de mama. Fora da faixa etária, o exame é recomendado somente para mulheres com sinais como nódulo, retração do mamilo e outros; ou com histórico familiar em parente de primeiro grau, como mãe, irmã ou filha. Além da realização periódica dos exames, a adoção de hábitos saudáveis também são fatores que contribuem para a prevenção do câncer. 

Estima-se que 28% dos casos de câncer possam ser prevenidos por mudanças na alimentação e inclusão de atividade física no cotidiano. “Também queremos incentivar uma rotina saudável, pois o estilo de vida das mulheres pode ser um fator de risco para o desenvolvimento do câncer, como o sobrepeso, o tabagismo e a ingestão excessiva de álcool”, complementa Juliano Gevaerd.

fonte: http://www.saude.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=6313&tit=Outubro-e-o-mes-para-lembrar-do-cuidado-com-a-saude-da-mulher